Copiar Blogs é crime previsto em Lei

sexta-feira, 15 de outubro de 2010

O Impacto da solidariedade no Chile


Um breve feed-back:
- 5 de Agosto: 33 mineiros ficam presos na mina de ouro e cobre de San José (800 km ao norte de Santiago), após um desabamento.

- 6 de Agosto: O presidente chileno, Sebastián Piñera, garante que seu governo fará "tudo o humanamente possível" para resgatar os sobreviventes.

Os noticiários não param de publicar imagens e fotos dos mineradores, e por questão de respeito, não postei fotos deles e sim da expressão dos seus co-patriotas ao pegarem a bandeira flamejante e cantarem o hino chileno até a exautão.

Chile, país este que foi também vitimado a pouco tempo por terremoto. Agora vem a questão ... Quantos de nós, de fato e de verdade suportaríamos passar por uma experiência como essa de confinamento? A previsão de saída deles seria em dezembro, mais ou menos perto da data do natal.
A comoção foi global, e inúmeras pessoas se mobilizaram, isso é que importa. A chama do desejo em ajudar e buscar meios para isso não se apagou... e é essa uma das lições que fica para todos nós.
O quanto foi importante essa mobilização e o quanto nos fez bem ao ver o resgate desses mineiros, que estavam em condições totalmente insalubres (chegando a ter altas temperaturas, fora o excesso de umidade no ar).
Certamente todos saíram renovados e muito mais fortalecidos dessa experiência, e não me refiro ao aspecto físico. O espírito de boa convivência e sabedoria da parte técnica fez toda a diferença. A motivação do líder do grupo surpreende o mundo, quando ao sair da cápsula FÊNIX ,(nome muito apropriado), abraça o presidente e demais autoridades com alegria e entrega pedras recolhidas da mina. Esse gesto simbólico pode não ter significado para muitos, mas é o que ele pode expressar como marco... " eu estive lá e me mantenho em pé".
Foi muito bom perceber que a sociedade em geral, quando bem motivada e organizada, é capaz de fazer pontes para alcançar um bem maior, como no caso, o resgate deles. Não era apenas içar pessoas de um "buraco", mas sim o comprometimento com a vida. E ainda, no mundo em que estamos, notícias como essa nos faz acender a chama da esperança no projeto chamado "SER HUMANO".
Quando você um dia se sentir confinado e sem coragem para ir em frente, sem enxergar as soluções, ... relembre dessa história, que independentemente de religião, opção política, e etc... tem muito a nos ensinar o quanto o ser humano tem de potencial positivo ... é só AGIR.

Um abraço de luz;
Adriana Quindimix

Nenhum comentário:

Postar um comentário